Teste TRAg COVID-19

Testes COVID-19

Estamos a realizar testes por marcação de segunda a sábado(consoante disponibilidade da equipa de testagem). Os testes são realizados num centro de testagem em frente à Farmácia da Central do Cartaxo.

Os principais benefícios deste teste são a rapidez e a simplicidade do processo. Este teste não requer equipamentos complexos e o resultado é enviado até 12 horas após a realização do teste.

O que necessito para fazer o teste?
Deverá efetuar agendamento através do nosso telefone 243 709 990 ou ao balcão da nossa farmácia, não sendo este obrigatório para a realização do teste.

Aquando da realização do teste, deverá ter consigo o seu documento de identificação pessoal e preencher o documento do Consentimento Informado. O referido documento ser-lhe-á fornecido ao balcão da farmácia.

Para realização do teste comparticipado pelo SNS, deverá identificar-se com o seu Número Nacional de Utente (ver verso cartão cidadão) ao balcão da farmácia e possuir prescrição médica válida. Após validação, ser-lhe-á fornecida a Declaração de Honra. Caso contrário terá de pagar o valor do teste na totalidade.

Como obter o resultado?
Devido ao facto de este tipo de teste não requerer equipamentos complexos, o resultado é enviado até 12 horas após a realização do teste.
Deverá descarregar o seu certificado digital de testagem no portal do SNS, acedendo a https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder e preenchendo campos solicitados ou através da app SNS 24 no seu smartphone. Pode também aguardar cerca de 15 a 30 minutos pelo resultado em suporte de papel.

O certificado tem uma validade de 24h após a realização do teste.

Qual o custo do teste?
O custo do teste é de 10€*.

*Testes comparticipados a 100%, ao abrigo da Portaria n.º 151-B/2022 de 23 de Maio, mediante prescrição médica.

O que são os testes rápidos de antigénio de uso profissional?
Os testes de pesquisa de antigénio (TRAg) desenvolvidos para o diagnóstico do SARS-CoV-2 visam detetar proteínas específicas do vírus produzidas no trato respiratório. São realizados por profissionais através da colheita de amostras de exsudado (normalmente, da nasofaringe) com uma zaragatoa, cujos resultados são conhecidos após 15 a 30 minutos da realização.

Preciso de receita médica para realizar estes testes?
Não, para a realização de um Teste Rápido de Antigénio (TRag), o utente não necessita de apresentar prescrição/requisição nas farmácias de oficina/laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas devidamente autorizadas para a realização de TRAg de uso profissional pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Onde são registados os resultados dos testes?
O resultado obtido nos testes de antigénio de uso profissional é comunicado ao utente e registado no sistema SINAVElab.